Principais despesas que a sua empresa pode reduzir agora mesmo!

O crescimento de sua empresa está diretamente ligado a uma gestão dinâmica e consciente que combine redução de custos com bons investimentos, organização e planejamento devem fazer parte do dia a dia do seu negócio.

O desenvolvimento de uma consciência no uso dos materiais do escritório, a otimização do uso da energia elétrica são exemplos de boas práticas empresariais que podem reduzir bastante os gastos de sua empresa.

Para ajudar a controlar ainda mais esses recursos, você pode contar com uma planilha de fluxo de caixa em Excel como apoio, para acompanhar a redução quando fechar o resultado do mês.

Muitos empresários acabam perdendo valores consideráveis mensalmente por não saberem controlar seus custos operacionais. Para te ajudar nessa importante tarefa, reunimos as despesas que você pode reduzir agora mesmo para evitar que seu dinheiro vá parar na lixeira.

principais-despesas-300x201 Principais despesas que a sua empresa pode reduzir agora mesmo!

Telefones e internet

É difícil imaginar uma empresa funcional sem ao menos um dos dois itens, mas para reduzir gastos com telefone e internet é bem fácil. Primeiro você precisa saber qual é realmente a necessidade de sua empresa: se realiza mais ligações locais ou interurbanas, se elas são para telefones fixos ou móveis. O mesmo vale para a internet, você precisa saber qual a velocidade necessária para suprir a sua demanda.

Feito isso, você pode contratar o serviço mais adequado à sua empresa. Dê preferência a planos corporativos, usando o CNPJ da sua empresa você pode aderir a planos muito mais econômicos. Compare as operadoras, faça orçamentos e feche o melhor contrato.

Fotocópias e impressão

Por desconhecer os reais custos operacionais nos mais variados setores do seu negócio, muitos empresários chegam a considerar como irrelevantes os gastos com fotocópias e impressões. No entanto, é onde as companhias costumam perder bastante dinheiro por causa do mau uso.

Uma boa forma de economizar, neste ponto, é desenvolver uma política de consciência ambiental, realizando a impressão apenas daquilo que é realmente necessário.

Oriente seus funcionários a sempre que possível utilizarem arquivos digitais e quando for necessário imprimir, utilizar os dois lados da folha (a maioria das impressoras já vem com essa função integrada) ou mesmo aproveitar rascunhos. Imprima em apenas um lado da folha o que deve ser entregue para os clientes. A soma de pequenas ações gera grandes resultados.

Energia elétrica

O uso indiscriminado da energia elétrica é outro vilão nas despesas da maioria das empresas. Aproveitar a luz solar, manter lâmpadas de corredores e salas vazias apagadas são boas formas de começar a economizar. Outra maneira é desligar lâmpadas, computadores e demais aparelhos elétricos ao sair, durante os horários de almoço e durante a noite. Não deixe os equipamentos em standby, pois continuam a consumir energia nesse modo.

O ar condicionado deve ser usado com moderação. Adote o hábito de desligá-lo e manter as janelas abertas pela manhã quando a temperatura estiver mais amena. Esta ação favorece a troca do ar no ambiente de trabalho deixando-o mais saudável e contribui para a economia de energia.

Copos de água e café

A pausa para o cafezinho pode estar te trazendo prejuízos. Os copinhos descartáveis utilizados para beber café e água geralmente têm um consumo elevado nas empresas. Uma solução criativa é incentivar seus funcionários a utilizarem canecas individuais. Sua empresa pode até fornecê-las para os funcionários. Apesar do custo inicial será um bom investimento com a redução dos copos de plástico, é interessante que sejam personalizadas e que cada um tenha a sua. Assim, não há desculpas para não usá-las e você pode deixar os copos descartáveis apenas para os clientes.

Regime de tributação

É consenso que o custo com impostos e tributos pagos pelas empresas no Brasil é muito elevado. Além disso, muitas empresas chegam a pagar mais caro por terem optado por um regime de tributação inadequado para o seu negócio. É aconselhável que você contrate um escritório de contabilidade especializado antes de fazer essa escolha. Se não foi o seu caso, você pode estar perdendo bastante dinheiro. Procure o seu Contador e simule os gastos do seu negócio nos regimes do Simples Nacional ou Lucro Presumido, pois cada um deles conta com alíquotas e deduções próprias, que podem diferenciar muito de uma empresa para a outra.

É interessante que você defina metas de redução de despesas e envolva toda a sua equipe neste objetivo. Lembre-se que seus funcionários devem ser seus maiores aliados. O desenvolvimento de uma cultura de redução de gastos somada à manutenção da qualidade dos seus produtos e serviços só pode resultar em sucesso para o seu negócio.

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!

AUTOR

Adriano Oliveira