Como um Contador pode ajudar na minha Clínica?

Para que Serve um Contador?

Contador é um profissional especializado e de confiança, que geralmente fica encarregado do cálculo de todos os tributos devidos ao Governo. Além disso, também zela pelo cumprimento das obrigações tributárias impostas por lei e a manutenção de livros contábeis.

O contador pode desempenhar também uma função de consultor no que diz respeito ao Fluxo de Caixa, receitas, investimentos e planejamento tributário da empresa.

 Por que Preciso de um Contador?

Como empreendedor, é essencial que você se informe sobre a parte financeira do seu negócio, para ter foco e fazer sua empresa funcionar, ter clientes e lucrar.

No entanto, a maioria dos empresários não compreende qual a necessidade real de ter uma assessoria especializada. Muitos só se lembram do contador quando é a época do Imposto de Renda da Pessoa Física, que é só um dos muitos campos de atuação deste profissional.

Saiba o que o seu Contador e a Escrituração Contábil podem fazer para sua empresa e como gerar valor com essas informações no seu negócio.

Ter um contador possibilita melhor controle financeiro e mais foco no seu negócio

Com a ajuda de um contador o empresário poderá analisar o desempenho da empresa através dos relatórios contábeis, isso ocorrerá mesmo que o empresário não tenha suas finanças organizadas, embora o ideal seja que ele tenha um controle financeiro para que o contador possa demonstrar os resultados de forma mais assertiva.

Não podemos esquecer que o Balanço Patrimonial, além de ser um dos relatórios contábeis, é uma importante ferramenta para análise dos negócios e definição de futuro, além de ser obrigatório por lei.

Escriturar a contabilidade da empresa ainda permite Lucros Isentos de tributação de IRPF na pessoa dos Sócios, então vale a pena ter.

É importante mencionar que ter esses relatórios pode ajudar a sua empresa e ter acesso a linhas de crédito.

Isso com certeza trará como benefício uma disponibilidade de crédito coerente com as suas necessidades e possivelmente uma taxa de juros menor, já que o banco poderá precificar o risco de emprestar a sua empresa.

Garantir a regularidade fiscal da empresa

Além do pagamento dos impostos que o Fisco cobra dos contribuintes, uma série de obrigações chamadas de acessórias, devem ser entregues. Não cumpri-las, pode fazer o seu negócio pagar multas e ficar irregular perante ao Fisco.

O Contador deve entregar as obrigações acessórias para o Fisco, garantindo que a empresa esteja regular e que possa continuar operando perante a lei, o contador é o profissional que pode garantir essa regularidade e o seu acompanhamento pode ser realizado pelas Certidões Negativas de Débito.

 Realizar a escrituração contábil possibilita distribuir lucros isentos

O lucro distribuído aos sócios desde que apurado pela escrita contábil é isento de impostos sobre a renda do sócio, o IRPF. Sem a escrituração contábil, o valor isento fica limitado pela presunção de lucro conforme o artigo 15, da Lei nº 9.249.

E isso vale para todas as empresas do Lucro Presumido, do Simples Nacional e o MEI, isso mesmo, o MEI caso transfira o lucro para a pessoa física, esse rendimento será isento de IR, caso tenha a escrituração contábil de suas operações. Veja essa questão no Perguntão 169 da Receita Federal.

Ocorre que nem todos os empresários solicitam a escrituração contábil, e isso afeta muito a forma como se declara o Imposto de Renda na Pessoa Física, fazendo corretamente os valores recebidos a título de Lucro, eles irão figurar no informe de rendimentos do sócio, podendo gerar uma economia em pagamento de impostos.

Economize com impostos, realize seu planejamento tributário

O Contador como conhecedor da dinâmica de tributos poderá controlar quais impostos uma Pequena e Média Empresa deve pagar, quando pagar e principalmente realizar um planejamento para fazer um enquadramento que minimize os impostos.

Com o seu conhecimento e experiência, esse profissional poderá ter visibilidade das implicações tributárias na mudança de enquadramento e na forma de apuração dos impostos.

Pois outra forma de perder dinheiro em uma empresa é fazer escolhas tributárias erradas. Aqui o auxílio especializado faz total diferença.

Saiba mais sobre a diferença de enquadramentos no artigo, Qual a diferença entre Simples Nacional e Lucro Presumido?

E você é parceiro do seu contador? Os pontos acima são apenas alguns exemplos em que o seu Contador poderá ajudar, como os desafios do dia a dia são muitos, tenho certeza que existem outras formas de contribuir com o seu negócio… então lembre-se, tenha um contador e faça a contabilidade de sua empresa.

Fonte: Adriano Oliveira